As minhas compras
O seu cesto está vazio.
Adicione produtos ao seu cesto.
Os meus favoritos
Não perca os seus favoritos!
para guardá-los e gerir diferentes listas.
(0 artigos)
A lista de produtos favoritos está vazia.
Adicione produtos aos seus favoritos.
Rui São Clemente

Num mundo conturbado pelo confronto de­vido a acontecimentos nefastos que nos úl­timos anos têm sido notícia constante como a invasão da Ucrânia pela Rússia, o apelo a sentimentos como a compreensão, a amiza­de e o amor, ainda que simbolicamente é da máxima importância nos dias de hoje.

No primeiro poema deste seu segundo livro de poesia agora publicado com o título “A Festa”, o autor Rui de Avelar Santos, Barão de São Clemente e que usa o nome literário de Rui São Clemente, faz apelo a tais sen­timentos, tratando-se de um convívio com personagens bem diferenciados.

Por outro lado, no poema intitulado “A Es­pécie Humana” e no que respeita ao preo­cupante ressurgimento de movimentos polí­ticos radicais é feita menção às instituições religiosas que, à parte um certo fanatismo, são depositárias de alguma esperança no futuro como contraponto necessário e moral a tais movimentos que, mesmo em demo­cracia e cada vez mais, podem estar na ori­gem de regimes políticos autocráticos

E é essa esperança num futuro melhor que permite ter algum optimismo, o que normal­mente implica acreditar num determinado ideal ou ter fé em Deus, seja qual for a re­ligião.

Essa fé está presente em dois poemas, quer se trate de uma ideia de eternidade como acontece no poema intitulado “A Descoberta do Infinito” ou propriamente da fé em Deus como se verifica no poema intitulado “Cami­nho Incerto”.

Relativamente aos restantes poemas, são vários os temas abordados como o sonho, a imaginação, as nossas ambições e ideais assim como as referências que herdámos dos nossos pais.


Mas também o gosto pela vida apesar de to­das as dificuldades que por vezes temos de enfrentar, tema abordado designadamen­te nos poemas intitulados “Um Projecto de Vida” e o “O Labirinto”.

Finalmente, uma especial referência deve ser feita ao amor e à paixão, temas larga­mente desenvolvidos.

Se o amor e a paixão podem indiciar nos­talgia em muitas situações, essencialmente, são sentimentos que, só por si, nos dão pra­zer espiritual do mesmo modo que o conví­vio e a amizade também o proporcionam, tal como acontece em qualquer festa.

 

Publicações do autor
Confissão
Favorito
Confissão
Rui São Clemente
11,00
A Festa
Favorito
A Festa
Rui São Clemente
13,00
Pague de forma seguraPague de forma segura:
Receba em primeira mão
As nossas ofertas e novidades literárias