As minhas compras
O seu cesto está vazio.
Adicione produtos ao seu cesto.
Os meus favoritos
Não perca os seus favoritos!
para guardá-los e gerir diferentes listas.
(0 artigos)
A lista de produtos favoritos está vazia.
Adicione produtos aos seus favoritos.
Passo a Passo se Faz o Caminho
Favorito
Passo a Passo se Faz o Caminho
Papel
16,00
ComprarComprar
Ebook
5,00
ComprarComprar

Detalhe
Editora:
Chiado Books
Data de publicação:
2021-11-15
Páginas:
134
ISBN:
978-989-37-1592-5
Colecção:
Bíos
Género:
Biografia
Idioma:
PT
Sinopse

Escrever-se sobre si próprio, pode parecer, aos olhos de alguns, uma forma de imodéstia. Justamente aí, residiu a minha resistência em partilhar as memórias e reflexões que compõem estas páginas. Simplesmente, gostaria de partilhar com os leitores, a quem isso possa interessar, a minha experiência de vida, tentando deixar o testemunho do meu percurso, em muitos aspectos semelhante ao de tanta gente, mas com a particularidade de ser apenas meu.

Quero, despretenciosamente, dizer às pessoas, que a vida é uma sequência de oportunidades que não devemos deixar passar ao lado.

Cada um de nós tem as suas vivências, as suas histórias e as suas experiências. No entanto, nem todos gostam ou se sentem à vontade em partilhá-las e sobre elas revelar as suas visões e pensamentos íntimos.

Tenho a clara consciência de que fazendo isto, estarei a correr o risco de ser mal interpretado. Afinal, todo o texto e a sua interpretação, deixam de ser do autor, a partir do momento em que é publicado. Narrar as várias etapas de uma vida, passa, inevitavelmente, por falar, entre outros assuntos, sobre as nossas origens familiares e geográficas, das aprendizagens, tanto ao longo do período de estudos, como na verdadeira e grande universidade que é a vida profissional, social e familiar.

Implica falar sobre os sucessos e os insucessos, tirando as lições que importa fixar e aplicar, porque erros, só não comete quem não age ou nem trabalha.

E também de vivências no contexto de vários países e culturas, num mundo cada vez mais global e interdependente.

Neste momento de incertezas, sobre se e como vamos sobreviver à crise da pandemia do COVID-19, pretendo deixar o meu olhar de preocupação e indagação em relação ao futuro do meu país natal, Cabo Verde, e de todos os outros que foram fazendo parte da minha existência, feita de uma relação de muito afecto e boas lembranças.

Refiro-me a todos os sítios pelos quais passei e vivi parte da minha vida - Estados Unidos da América, ex-União Soviética, Guiné-Bissau, S. Tomé e Príncipe, Angola, Moçambique, Zimbabué, entre outras dezenas onde estagiei. Trabalhei ou visitei Portugal, França, Itália, Suécia, Quénia, Etiópia, Burkina-Faso, Mali, Guiné-Conacri, Gana, Costa do Marfim, Benim, Senegal, Inglaterra, Holanda, África do Sul, Níger, Marrocos, México, Cuba, Canadá, Alemanha, Bélgica, Dubai, Panamá, etc.

Sou grato a todos e a cada um deles, pelo ambiente hospitaleiro em que fui acolhido e também pela convivência em espaços culturais diferentes, que em muito ajudaram a moldar a pessoa que sou hoje, depois de tantas e tão gratas relações.

Desejo e espero, que o meu prezado leitor possa encontrar nas próximas páginas motivos de apreciação e inspiração, para escrever sobre a sua própria história de vida, um património pessoal e único de cada um de nós que integramos a grande Família Humana.

Este é o meu modesto contributo, para o esclarecimento sobre o que foi e continua a ser a minha vida pessoal, familiar, profissional, social e política.

Porquê este livro? Tinha de escrever estas notas, porque, se não o fizesse, seria eu a primeira pessoa a criticar-me por seguir a via mais fácil, a de ocultar o meu caminho, o caminho que percorri com sacrifício, com trabalho, mas também com alegria e esperança.

Pague de forma seguraPague de forma segura:
Receba em primeira mão
As nossas ofertas e novidades literárias